terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Compota de Natal


Esta é uma sobremesa que costumo fazer todos os anos para a  ceia de Natal e que fica para o dia de Natal pois não se estraga com facilidade, é muito bom a acompanhar bolo de figo , de Natal,ou qualquer outro bolo ou simples, num bonito pratinho com motivos de Natal, e que dedico a todas as minhas amigas que às vezes vêm aqui dar uma espreitadela, especialmente para a Honória Resendes que se queixa de eu ser malandra e de não publicar mais receitas, mas a vida não dá para mais...
Espero que a façam e depois me digam se resultou, eu vou fazer e depois ponho a foto.





Cá vai!

Mais ou menos 25 figos
Mais ou menos 250g. de ameixas secas
Uma embalagem de passas de uva
4 ou 5 maçães ( reineta) para serem ácidas, às lâminas, não muito finas.
casca de limão
Vinho tinto de boa qualidade (Bonzinho) Entendes?-1 copo
2 ou 3 colhere de açúcar ( a gosto)
Água - 2 copos 
2 paus de canela


Ferve-se o vinho com a água, o açúcar e os paus de canela, quando levanta fervura adicionam-se os figos ( sem o pé), quando incha juntam-se os restantes ingredientes
Aguarda-se que a maçã adquira a cor do vinho e apaga-se a chama.
Pode ser servido quente ou frio, mas na consoada ou na passagem do ano sabe bem quentinho.
Espero que te saiba tão bem como o sabor que tem  o carinho que me tens dedicado !!!
Um beijinho de BOAS _ FESTAS

1 comentário:

ORQUIDIA MARIA disse...

Vou fazer esta compota, já estavas a demorar a por a receita. Beijo e Boas Festas.